14 de nov de 2012

A arte de convidar: Definindo a lista de convidados para festa infantil


Hoje começa nossa trilogia de post sobre a Arte de Convidar - Festa Infantil. O tema de hoje vai ajudar várias mamães e papais com as dúvidas na hora de fazer a lista de convidados para o tão sonhado aniversário do filho.
Antes de iniciarmos com as dicas para a lista precisamos atentar a dois itens, local e orçamento. 

Local da festa: Se você já tiver o local da festa, sua casa, salão do prédio ou ganhou o aluguel de tal salão, você terá também o número máximo de convidados. Caso não tenha o local, comece pela lista e depois tente achar um local que comporte seus convidados para que não necessite fazer mais cortes. 

Orçamento: Já tenha uma noção do seu orçamento e do quanto ele é flexível. A chance de você gastar mais que o previsto é grande. 

Agora sim o passo-a-passo e dicas para definir a lista de convidados para festa do seu filho, afilhado, sobrinho e outros. 

- Faça um rascunho da lista começando pelas pessoas que tem um significado especial para você e para seu filho. O importante é que nesse dia só estejam presentes aqueles que realmente fazem vocês felizes, como avós, tios e padrinhos. Assim você terá a quantidade mínima de pessoas que são importantíssimas e que você não pode deixar de convidar.

- Depois começa a parte do bom senso e que só a cabe a você, dono da festa, usá-lo. É a hora de convidar amigos do seu trabalho, amigos da escolinha do seu filho, vizinhos e outros. Você vai precisar cortar algumas pessoas, vai ser difícil, mas posso te dar algumas dicas para facilitar. 

- Não tenha receio de limitar a lista. É preferível receber bem poucas pessoas, do que ter que abrir mão da qualidade para servir muitas. 

- Você também não é obrigado a convidar todos com quem trabalha ou todas as crianças da sala de aula. Selecione as pessoas e os amiguinhos com as quais, você e ele, têm maior afinidade e entregue convites em mãos, individualmente. Porém, também não é elegante ficar falando sobre o aniversário durante o expediente ou na escola, principalmente perto das pessoas que não tem intenção de convidar. Seja discreta. 

- Se você tem alguém realmente importante que não sabe se deve convidar, ou não, por estarem afastadas por algum motivo, meu conselho é: convide mesmo assim. Da mesma forma que você não deve se sentir obrigada a retribuir um convite somente por delicadeza, também não deve se privar de ter a companhia das pessoas que realmente fazem diferença pra você, e deixar claro que, apesar de tudo, essa pessoa tem importância na sua vida. 

- É opção sua convidar ou não uma pessoa porque foram convidados para o aniversário do filho dela, ou outra festa dela. Se a única razão para convidá-la for porque ela te convidou primeiro, e você fará o mesmo apenas para retribuir o convite, isso será apenas um ato político. E aniversário não é hora de fazer política. Diga que será uma comemoração íntima, só para os familiares e amigos bem próximos, e ponto. 

- Festa infantil boa, é festa com muita criança. Então dê preferência em primeiro lugar para pessoas especiais para você e seu filho, e depois dê preferência para pessoas com filhos. Mas lembre-se use o bom senso! 

- Mesmo com alguns buffets não considerando crianças até 5 anos de idade na contagem, coloque-as na lista para ajudar na contagem de cadeiras e lembrancinhas. 

- Após ter feito a lista considere que aproximadamente 15% das pessoas deixarão de ir. 

Pronto! Rascunho feito e você vai chegar a uma destas categorias para festa infantil: Festa mini até 50 pessoas, festa pequena até 80 pessoas, festa média até 100 pessoas, festa grande acima de 120 pessoas. 

Agora é só fazer a lista definitiva com todos os convidados e a lista para confecção dos convites. 

Aguarde nosso próximo post que irá ao ar amanhã, 15/11/2012.
Tema: A importância do convite. Como criar a lista para confecção dos convites, a quem endereçar, com quanto tempo de antecedência entregar?

Um comentário:

  1. foi muito importante seu post me ajudou bastante

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar!